Browsing articles from "dezembro, 2015"
dez 10, 2015
Frutobom-Cuisine

Petit gâteau ou… Moelleux au chocolat?

Petit gâteau é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso, que se serve quente, geralmente acompanhado de sorvete de creme. Uma verdadeira tentação irresistível…

Embora tenha ganho o mundo com esse nome, na França, país onde nasceu a receita, não se sabe bem quando ou em que lugar, petit gâteau é todo e qualquer bolo pequeno, qualquer bolinho. Para conseguir comer essa delícia que descrevemos acima, você precisa pedir um “Moelleux au Chocolat”, ou mais familiarmente ainda, um “Mi-cuit” ou “Jusque Cuit”.

Dizem que foi em Nova York, na década de 90, que o “Moelleux” virou “Petit Gâteau”. Dali propagou-se, chegando, também, ao Brasil, onde foi recebido de braços, ou melhor, de bocas abertas e foi conquistando lugar cativo e de destaque no cardápio dos restaurantes de todo o País.

Sobre sua História, pouco se sabe na verdade. Mas, como o chantilly, o petit gâteau, ou o moelleux, como se prefira, leva todo o jeito de ter se originado de um erro. Alguém, provavelmente, tirou os bolinhos do forno antes do tempo e, surpresa magnífica, deu no que deu. Um daqueles raros e abençoados erros que dão certo.

Fonte: http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_03_cozinhas_do_mundo_francesa_petit_gateau.htm

dez 2, 2015
Frutobom-Cuisine

A Lasanha e sua história…

Lasanha, o prato preferido do Garfield… Quer saber um pouco mais sobre a história deste prato?

Quem pensa que a lasanha é um prato recente, erra feio. Na verdade, a história desta receita deliciosa receita tem suas raízes nada mais, nada menos que nos tempos do Império Romano. Obviamente, naquele período a lasanha não era como nós a conhecemos hoje, mas consistia em alguns pedaços de massa, cortados em quadrados, cozidos em uma panela e comidos com legumes e queijo.

Durante muitos séculos a lasanha continuou sendo feita desta forma, e era chamada pelos Romanos de “lasana” ou “lasanum”, que em latim significa “vaso, recipiente”. Isto mais ou menos até o século XIV. Francesco Zambrini, um estudioso do século XIX, descobriu receitas antigas nas quais a lasanha era colocada em tiras ou poderia ser deixada intacta, com várias camadas recheadas de queijo.

Após esta descoberta, Zambrini publicou a receita em um livro de culinária e, graças a ele, a partir de então a lasanha foi feita sempre como a conhecemos hoje, em camadas. Com o passar do tempo, a lasanha tranformou-se em um prato muito popular e amado no mundo todo, graças a alguns restaurantes de Bolonha, que criaram a famosa lasanha à bolonhesa e começaram a servir aos clientes no início do século XX. Mas a consagração veio em 1935, quando o jornalista Paolo Monelli cita o prato no seu livo intitulado “Il ghiottone errante” (O glutão errante). Hoje a lasanha pode ter os mais diversos tipos de recheios, desde os tradicionais, até invenções caseiras.

Na FrutoBom na sua casa temos 3 opções de lasanhas: 4 queijos, bolonhesa e de legumes.

Entre em nosso site e confira! www.frutobom.com.br

 

fonte: http://www.blogbelavida.com/post/4328/culinaria-a-historia-da-lasanha

Categorias